top of page


       A 3 possibilidades:

 

1 - Meu tesouro está no status:

 

            Naamã representa este grupo de pessoas. Ele estava acostumado a resolver seus problemas usando sua influência, prestígio, status, força. Ele não vai direto ao profeta, sem passar primeiro pelos trâmites reais. Leva consigo a carta de QI “Quem Indica”. Sente-se humilhado e indignado quando não recebe o tratamento diferenciado do profeta que julgava merecer na sua posição elevada.


         Alguém pode ter seu coração no status não pela posição social, mas pela beleza física ou alguma habilidade além da média. No entanto, a salvação não vem por QI, não vem por carta de apresentação, não vem por status, pois espiritualmente todos temos o mesmo status: pecadores dignos de morte.

 

2- Meu tesouro está nas riquezas:

 

         Geazi representa este grupo de pessoas. Ele estava com os olhos no dinheiro. São pessoas que procuram em tudo um jeito de levar vantagem em tudo (Lei de Gérson). O amor ao dinheiro não é só o desejo desmedido de ganhar, mas também o amar mais as coisas do que as pessoas, roubando-lhes a dignidade (filme The Help ‘Histórias Cruzadas’). A opressão ao pobre: Pv 14.31; 22.16. Pobre oprimindo pobre: 28.3.

 

      Naturalmente quem tem nas riquezas seu coração está mais vulnerável a cometer avareza, fraude, jurar dolosamente (Lv 19.12; vs. 16, 20) e mentir até mesmo ao Espírito Santo (At 5.1-5).

Mt 19.16-26; ITm 6.10; At 8.20; ITm 6.17-19; Pv 30.8-9; Ap 3.14-17; 2.8-9.

  

 

Onde Está o Seu Tesouro?

3 -  Meu tesouro está na glória de Deus:

 

                Primeiramente vemos Eliseu dispensar o tesouro do status quando não sai para falar com Naamã. Dispensa o tesouro da riqueza quando rejeita os presentes de Naamã. Eliseu prefere deixar que Deus cresça e ele diminua (Jo 3.30), sabendo que isso redundará em tesouro nos céus.Eliseu segue o exemplo de Moisés, que também havia rejeitado os tesouros terrenos para ganhar o celestial (Hb 11.24-26). Quem tem na glória de Deus o seu tesouro suporta as aflições (IICo 4.6-7, 17-18). Tem também a esperança de receber seu tesouro na volta de Cristo (Ap 22.12).

 

Conclusão:

              

                                                      Onde está, então, o teu coração, meu irmão?

                                          Sigamos o conselho do Mestre: Mt 6.19-21.

 
Pr. Arnaldo

bottom of page